Pastoral dos Vicentinos

vicentinosAs Conferências de São Vicente de Paulo foram fundadas por Frederico Ozanam. Seu principal objetivo é a assistência e promoção da pessoa humana, sobretudo aos mais pobres e excluídos da sociedade, através de visitas domiciliares e acompanhamento personalizado dado a cada pessoa e/ou família.

As Conferências Vicentinas são constituídas por grupos de católicos e integradas por pessoas sem distinção de cor, sexo, classe ou idade, desde que tenham discernimento. Esses grupos organizam-se na área de diferentes setores comunitários, como a paróquia, o bairro, a universidade, escolas ou no âmbito de qualquer categoria profissional.
As conferências distinguem-se pelo titulo adotado, que pode ser nome de santo, bem-aventurado, servo de Deus, ou uma invocação católica. Entende-se por “invocaçao católica” as usualmente aceitas pela Igreja Católica Apostólica Romana.
Os membros ativos da SSVP, confrades e consócias, denominados vicentinos, são proclamados pelo Presidente em reunião da Conferência, desde que feita a Primeira Eucaristia e façam o curso básico da Escola de Capacitação Frederico Ozanam- Ecafo.
O número de membros ativos de uma conferência não deve ser muita grande, cabendo recorrer-se a um desmembramento, quando tal fato ocorrer. Nas conferencias urbanas, o número ideal é de 12 (doze) a 15 (quinze) membros, admitindo-se maior número deles para as conferencias situadas em zonas rurais.